Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dietas da Nutricionista

Dietas da Nutricionista

A osteoartrose um problema que pode chegar a todos

Afecta cerca de 80% dos indivíduos com mais de 70 anos de idade e é provavelmente a doença crónica mais prevalecente no adulto idoso. A osteoartrose caracteriza-se por degradação lenta das articulações, cujo o desfecho poderá ser a necessidade de substituição cirúrgica por uma prótese. Sabe-se hohe que este processo , quando identificado e tratado ns fases iniciais pode ser travado evitando a evolução da doença.

Muitas vezes confundida com o processo natural de envelhecimento a osteoartrose é hoje reconhecida como uma doença mais transversal, mais evolutiva e com um inicio muito mais precoce do que se pensava. Explica o Dr. Augusto Faustino em declarações ao Jornal de saúde pública.

Diagnóstico da osteoartrose
Hoje em dia sem necessitar de grandes exames, apenas com as queixas do doente e com manisfestações radiológicas da osteoartrose, é possivel iniciar uma intervenção para evitar que a doença avançe.

Factores de risco
Os principais factores de risco têm a ver com a idade, sexo e as condicionantes genéticas inerentes a cada individuo. Porém há factores que contribuiem para o agravamento da artrose que podem ser minimizados.
É o caso de excesso de peso bem como o excesso de actividade fisica, o desalinhamento articular e os factores que causem sobrecarga nas articulações. Também a redução de inflamações assume uma enorme importância.

A ingestão de suplementos alimentares que ajudem a fortalecer as articulações são também benéficos, por exemplo artronat.
Pode consultar http://www.artronat.pt para conhecer melhor este suplemento alimentar

Substâncias que constituem a alimentação habitual, têm nos últimos anos sido alvo de importantes avaliações em termos dos seus efeitos benéficos na saúde humana.
Estes nutrientes parecem não só ter, um efeito protector sobre alguns sistemas do corpo humano, como exercem simultaneamente um efeito terapêutico, com elevado potencial biológico, em determinadas patologias.